Endodontia
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.
Esse procedimento sela o canal radicular. Antigamente, os dentes com polpa infeccionada ou afetada eram extraídos. Hoje em dia, o tratamento de canal salva muitos dentes que, normalmente, seriam perdidos.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal consiste em diferentes etapas que ocorrem em várias consultas, dependendo da situação. As etapas são:
Primeiro, é feita uma abertura na parte de trás de um dente anterior ou na coroa de um molar ou pré-molar.
Depois que a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), a câmara pulpar e os canais radiculares são limpos, alargados e modelados como preparo para a restauração.
Se for necessária mais de uma consulta, é feita uma restauração provisória na abertura da coroa para proteger o dente entre as consultas.
A restauração provisória é removida e a câmara pulpar e o canal radicular são restaurados permanentemente. Um material em forma de cone, feito de borracha, chamado guta-percha é inserido em cada um dos canais e geralmente é selado no local com cimento endodôntico. Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural.
Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência natural. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.